No livro Terapia da Natureza com Florais, Ervas Medicinais e Cristais descrevo os sete corpos que são os veículos da consciência na mesma linha de GERBER, mas estendendo também para os conceitos utilizados pela Teosofia que foi sistematizada por BLAVASTSKY.

O homem possui três planos, o corpo, a alma e o espírito. O corpo físico é o veículo para sua manifestação na Terra. A alma é sua essência, sendo composta de aspectos emocionais e mentais, que fazem a ligação entre a matéria (corpo) com o espírito, que é a natureza divina latente em todo ser e que o interliga com a energia cósmica. O homem vive nestes três planos através de seus sete corpos que se interpenetram, sendo que o desequilíbrio em um deles afetará todos os outros. Estes sete corpos são divididos em dois conjuntos:

  1. A personalidade, também chamada de eu inferior, eu pessoal ou temporal, é formada pelos quatro corpos inferiores: corpo físico, corpo vital, corpo emocional e corpo mental concreto.
  2. A individualidade, também chamada de corpo causal, eu superior ou eu transpessoal é formada pelos três corpos superiores, chamados também de corpos causais: corpo mental abstrato, corpo intuitivo e corpo espiritual.    

corpo físico é o veículo de manifestação da alma e do espírito. Está relacionado ao elemento terra. É o único corpo humano visível porque suas partículas estão de tal forma unidas que permite a sua visualização, o que não acontece com os demais corpos cujas partículas se distanciam, se tornam invisíveis e se interpenetram no corpo físico, por isto estão todos interligados.

corpo vital, também chamado de duplo etérico, é constituído de energia vital ou prana, se estende a uma distância de quinze centímetros do corpo físico, acompanha seu contorno quando em equilíbrio, está relacionado ao elemento fogo. Sua coloração é azul acinzentada e pode ser facilmente visto conforme a luminosidade favoreça. Como o próprio nome sugere, este corpo é responsável pela vitalidade humana e sofre grande influência das condições do corpo físico.

Localizados no corpo vital, há uma distância de seis milímetros do corpo físico, encontramos sete pontos principais, chamados de chakras que literalmente são rodas em movimento que têm como objetivo a captação e distribuição de energia e também a comunicação entre o físico denso e os demais corpos. Cada chakra está localizado em um ponto do corpo e está relacionado a uma cor e a um aspecto.

7  CHAKRAS       7  CORES            7  ASPECTOS                                                            

7º                VIOLETA                    CONSCIÊNCIA CÓSMICA

    6º                 ÍNDIGO                     INTUIÇÃO/ MEMÓRIA                                                                      

    5º                AZUL                           MENTAL/COMUNICAÇÃO

    4º              VERDE                      AMOR, ALEGRIA

    3º                AMARELO                   EMOÇÕES/ DESEJOS

    2º               LARANJA                    IDENTIDADE SEXUAL

     1º             VERMELHO               INSTINTOS/ IMPULSOS

1º CHAKRA

Localização: base da coluna

Correlações físicas: orifícios de excreção, ossos, formação celular, sangue, temperatura, pernas e pés.

Características: vontade física, segurança material, vitalidade, coragem, instinto de sobrevivência, impulsos.

2º CHAKRA

Localização: Abaixo do umbigo

Correlações físicas: órgãos de reprodução, líquidos, rins, bexiga, quadris, parte inferior dos intestinos.

Características: energia e identidade sexual, criatividade instintiva, sensualidade, fertilidade.

3º CHAKRA

Localização: Umbigo

Correlações físicas: estômago, vesícula, fígado, baço, pâncreas, rins, intestinos.

Características: emoções, desejos, apetites, sensação de paz e harmonia.

4º CHAKRA

Localização: Peito

Correlações físicas: coração, pulmão, mãos, braços, mamas.

Características: amor próprio e incondicional, compartilhar, alegria de viver.

5º CHAKRA

Localização: Garganta

Correlações físicas: pescoço, dentes, maxilar, boca, nuca.

Características: auto-expressão criativa, auto-reflexão, a mente concreta, relacionamento.

6º CHAKRA

Localização: Meio da testa

Correlações físicas: ouvido, nariz, olhos, cerebelo.

Características: intuição, vontade, memória, mental abstrato, consciência, poderes extra-sensoriais.

7º CHAKRA

Localização: Alto da cabeça

Correlações físicas: crânio, couro cabeludo, cérebro.

Características: espiritualidade, ligação com a divindade, sabedoria, compreensão total, consciência cósmica.

corpo emocional é a sede das emoções, sentimentos, desejos, sensações e paixões.  Possui forma ovoide e apresenta várias cores conforme o tipo de emoção e o grau de evolução. Está relacionado ao elemento água. Constituído de matéria astral possui uma estrutura atômica com partículas mais distanciadas que interpenetra a matéria física e vital. Impactos no corpo físico são transmitidos ao corpo astral através do corpo vital. O movimento e atividade do corpo astral escapam ao controle da vontade, mas podem ser dominados através do corpo mental. O corpo astral é muito colorido, embora suas cores mudem conforme os tipos de emoções, possui determinadas cores fixas que são inerentes à evolução da pessoa. Quando se encontra dominado por uma emoção passageira, suas cores são alteradas, mas passado o momento as cores normais voltam. Quando a pessoa passa por uma emoção brusca, sua matéria astral é agitada violentamente, as cores se misturam e obscurecem enquanto durar a emoção. No caso de cólera a aura fica negra com clarões e raios. No caso de terror fica como um nevoeiro cinzento com linhas horizontais, a luz se retira, o corpo astral treme e o corpo mental não consegue se comunicar com o cérebro.

corpo mental concreto é a sede do raciocínio lógico, da mente científica, dos pensamentos objetivos e concretos. Está relacionado ao elemento ar. É formado por partículas em incessante movimento, com formato ovoide, localizado na região da cabeça e interligado aos outros corpos. Apresenta-se dividido em segmentos que correspondem a determinadas áreas do cérebro. Como nem todos os segmentos se acham em atividade, muitos pensamentos apresentam-se confusos e incompreensíveis. O corpo mental é o veículo da consciência e o veículo para o Eu Superior elaborar os pensamentos. Corresponde ao intelecto e permite a compreensão, o conhecimento, a discriminação, a percepção, a memória e a imaginação. Para um pensamento se tornar consciente precisa seguir um caminho pelos corpos energéticos até chegar ao cérebro. O caminho inverso também é necessário para que imagens exteriores sejam percebidas pelo corpo mental.

CAMINHO DO PENSAMENTO:

Pensamento – vibração do corpo mental – corpo astral – corpo vital – corpo físico/ cérebro

CAMINHO INVERSO:

Imagens exteriores – físico/cérebro – sensação/ corpo astral – percepção/ corpo mental

Na consciência em ação, o Eu Superior combina as diferentes sensações e percepções fazendo uma imagem única e ilumina o corpo mental com suas ideias que são reflexos da mente universal. O homem quase sempre confunde seus pensamentos concretos com os do seu Eu Superior. Cada pensamento dá origem a vibrações que produzem um colorido luminoso. Quanto mais poderoso é o pensamento maior é a amplitude da vibração. As vibrações emitidas por um pensamento se propagam em ondas mentais por todas as direções, assim sendo toda natureza está mergulhada em um oceano de pensamentos e vibrações mentais.

corpo mental abstrato é a sede dos pensamentos abstratos e filosóficos, mente ampla que busca a síntese dos conhecimentos. Está relacionado ao elemento éter.

corpo intuitivo é a sede das intuições e da sabedoria. Está relacionado à Essência Espiritual (sexto elemento, chamado também de Budhi)

corpo espiritual é a sede da essência divina, do Eu Superior. Está relacionado à Substância Primordial. (sétimo elemento, chamado também de Atmã)

Para conseguir acessar estes três corpos a pessoa precisa conquistar três passos:

– Submeter e libertar-se do corpo astral através de um regime de vida nobre.

– Identificar-se com o corpo mental e desidentificar-se do corpo astral.

– Dar passagem para o mental abstrato através do silencio interior. Ser dominado pelos princípios e não pelos desejos. Controlar, educar, disciplinar e aperfeiçoar a si mesmo, através de estudos superiores e práticas de exercícios de abstração, concentração e meditação, com o objetivo de conseguir a união consciente com o Eu Superior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *