As essências florais provêm dos veículos vivos que conservam o padrão da consciência e as pedras preciosas amplificam essa mesma consciência.(GERBER, 2002, p.222)

Esses elixires, como as essências florais, são tinturas de consciência líquida que contém os padrões evolutivos da própria energia vital. Quando são ingeridos, eles se transformam numa força evolutiva que pode estimular e eventualmente, alterar a consciência da pessoa. (GERBER, 2002, p.223)

O autor, após definir os campos vibracionais, aborda a atuação das essências florais para equilíbrio destes campos. Observa que para alterar terapeuticamente freqüências sutis temos que administrar energias que vibrem nesta mesma freqüência. Este é o caso dos florais.

Cita as pesquisas e descobertas do Dr. Edward Bach, que concluiu que pessoas com o mesmo tipo de personalidade não seriam acometidas necessariamente pelas mesmas doenças, mas teriam reações iguais quanto ao comportamento, estado de ânimo e espírito frente a elas. A predisposição a doenças é condicionada ao tipo de personalidade e a estrutura emocional da pessoa e de seu temperamento. Coloca que elas são causadas pela desarmonia entre a personalidade física e o Eu superior e as essências florais como energias vibracionais que são, podem alinhar os padrões emocionais em disfunção. Alinhando a personalidade ao Eu Superior, a pessoa encontra paz de espírito e expressão da alegria, o que contribui para a cura de qualquer doença.

Os padrões energéticos das essências florais operam diretamente nos níveis dos corpos emocional, mental e espiritual e, como estão interligados aos corpos físico e etérico, estes são também beneficiados indiretamente como conseqüência.

Gerber menciona trechos do livro do autor Gurudas sobre as essências florais e como são assimiladas pelo homem. Ele diz que as flores contêm maior concentração de força vital da planta e sua verdadeira essência é seu padrão eletromagnético. Quando as essências florais são preparadas, a água recebe as impressões etéricas da flor e nenhuma molécula de matéria física é transferida. O sol ao iluminar a água, mistura a ela a força vital da flor.

As essências florais e outras essências vibracionais ao serem ingeridas percorrem um caminho específico, passando inicialmente pelo sistema circulatório e se depositando entre o sistema circulatório e o sistema nervoso. Nesse ponto, a polaridade entre os dois sistemas gera uma corrente eletromagnética que se desloca diretamente para os meridianos e deles para os corpos sutis e chakras, daí consegue reentrar no corpo físico na forma de energia vital. No corpo físico existem várias estruturas quartziformes que intensificam os efeitos dos remédios vibracionais que são: sais celulares, tecidos gordurosos, glóbulos brancos e vermelhos, linfa e glândula pineal. Isto permite uma distribuição equilibrada das diversas energias na freqüência correta, o que estimula a eliminação da toxicidade para dar lugar à saúde. Quando os remédios vibracionais são intensificados, a força vital neles contida chega até as partes desequilibradas do corpo mais rapidamente e numa forma mais estável.

O autor coloca que as essências florais e cristalinas são capazes de fortalecer as vias naturais do fluxo energético entre os hemisférios cerebrais e a glândula pineal, estabilizando e integrando a personalidade ao Eu Superior. Considera as essências como um método vibracional que corrige perturbações nos padrões emocionais que antecedem as doenças físicas chamados por Gurudas de miasmas. As essências não neutralizam os miasmas diretamente, elas criam um luminoso estado de consciência através dos chakras superiores, permitindo que a consciência da pessoa se desloque para um nível em que essas energias possam ser descarregadas.

O elixir de cristal tem um efeito intermediário entre a homeopatia e as essências florais. Quando preparado no mesmo método dos florais tem propriedades etéricas, mas não contém a mesma qualidade de força vital das flores. Os cristais possuem um arranjo molecular geometricamente simétrico, que é transferido para água e, proporcionam uma influência energética estabilizadora nos sistemas celulares e biomolecular do corpo físico.

A figura acima (GERBER, 2002, p.222) mostra um quadro geral das diferenças energéticas existentes entre as essências florais, elixir de cristais e homeopatia e sua atuação nos diversos corpos humanos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *